Assessora

Maria Ivoneide de Lima Brito

Maria Ivoneide de Lima Brito

Assessora de Acompanhamento e Mediação de Conduta

Mandato: 20/09/2024 a 19/09/2027 - Ato da Reitora nº 1.183/2024

Nossa atual Assessora é a servidora do quadro permanente da UnB, Dra. Maria Ivoneide de Lima Brito.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/767326410007244.

Doutora do programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia, Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (2013), Especialista em Gestão Universitária pela UnB (2011) e em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade da Terra de Brasília (2006), Graduada em Pedagogia, com ênfase em Orientação Educacional, pela Faculdade da Terra de Brasília (2008), Graduada em Letras pela Faculdade da Terra de Brasília (2003). 

Certificação em Ouvidoria (ENAP), Certificação em Ouvidoria (EVG), Certificação em Ouvidoria (OMD), Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade de Brasília (DEG/FCE) (2010 – atual). 

Professora voluntária do Curso de Terapia Ocupacional (FCE), Professora voluntária do Programa de Extensão Universidade do Envelhecer (UniSER) – FCE, Professora do IFB (ex-bolsista Pronatec). 

Vice-presidente do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino (FNOUH) – Região Centro-Oeste, Membro do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CGU), Membro do CAD, do CONSUNI, do Conselho de Direitos Humanos, da CGP e do Conselho Pleno da FCE, Membro do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes do SINTFUB, Participação na COC (FCE), Participação em diversas comissões. 

Moção de Louvor pela valorização e promoção de ações com foco na inclusão social da pessoa idosa (Câmara Legislativa do DF). 

Membro do Grupo de Pesquisa Determinantes do Envelhecimento Humano (2017 – Atual) FCE, Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde, Cuidado e Envelhecimento GPeSEN (2015 – Atual) FCE. 

Expertise:  

Exerceu a função de Ouvidora da UnB, durante o período de 28/11/2016 a 21/12/2023, entidade em que desempenha o cargo de técnico em assuntos educacionais desde 01/2010 até a presente data. Atuou como professora voluntária no curso de Terapia Ocupacional (2016 a 2020) e enquanto coordenadora de unidade e pedagógica do Programa de Extensão Universidade do Envelhecer (UniSER), programa ao qual contribui, na condição de docente, desde 2016. Foi professora do IFB (bolsista Pronatec). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, na área de ética e integridade, de mediação e conciliação de conflitos, de acolhimento em Ouvidoria, do envelhecimento humano, dentre outros temas.  

Faz parte do Programa de Extensão InovaCEI: Estação da Telessaúde para o Bem-Estar – Transformando a Saúde, Conectando Comunidades, participou do Colóquio Cartografia Social Local: Afetos Conectados; do Núcleo de Inteligência Cibernética; Plano de Implantação do Observatório de Acesso a Políticas Públicas e Programas Interministeriais; de basicamente todas as Ambientações para Novas Servidoras e Novos Servidores da UnB. 

Atua no ensino, na pesquisa, na extensão e na gestão universitária, no Ensino, por exemplo, foi homenageada por duas oportunidades como destaque, nas certificações dos discentes. 

Foi eleita vice-presidenta da região Centro-Oeste, do FNOUH (Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino), membro da diretoria executiva do RIdDU (Red Iberoamericana de Defensorías Universitarias) e do ILO (Instituto Latinoamericano de Ombudsman), além de compor diversos grupos de trabalho, comitês, comissões e conselhos.  

Nessa seara de internacionalização, foi recentemente homenageada pela Universidade Nacional Federico Villareal, no Perú, por sua trajetória em favo da promoção, proteção e defesa dos direitos humanos no âmbito da comunidade universitária, assim como o exercício de meios pacíficos para a construção de cidadania plena. 

No cerne do Direito Disciplinar Sancionador concluiu os seguintes cursos: 

Treinamento virtual ePAD. Atividade correcional – visão geral. Admissibilidade Correcional. Comissões Processantes. Comunicações Processuais. Provas no Processo Administrativo Disciplinar. Palestra de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho. Capacitação Metodologia para a condução de oitivas. Participou do Encontro Nacional de Corregedorias, bem como na organização de eventos internacionais, nesse cenário de atuação. 

Pular para o conteúdo